O cérebro e as recompensas

 

cerebro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A avaliação das marcas se faz cada vez mais em função de seu significado. Ainda se acredita que através do controle das emoções é possível gerar intenções de compra. Mas, na opinião de especialistas em neuromarketing, as emoções estão atualmente sobrevalorizadas na publicidade. Os profissionais de marketing têm que se perguntar se sua marca tem apelo para o sistema de recompensas do cérebro.

Quando uma pessoa não compra uma marca não é porque não entendeu sua mensagem, mas sim porque o significado da marca não lhe ofereceu suficientes recompensas. Todo consumidor sabe de forma implícita o que significa uma marca, mas sua recompensa não basta para todo mundo. As pessoas classificam as marcas em função do seu valor de recompensa. O cérebro sempre pergunta: qual é a recompensa? Segundo o neurologista Manfred Spitzer, a sequência é a seguinte: “As pessoas se motivam quando consideram que alguma coisa é boa e a consideram boa porque recebem ou receberão uma recompensa”.

Investigadores da Universidad de Cambridge estudaram o que ocorre no cérebro quando se olha o cardápio de um restaurante: o centro emocional está totalmente ativado. Cabe a ele responder se os pratos parecem bons. Mas o sistema de recompensas não se manifestará até o momento da decisão por um determinado prato. Se não há recompensa, não existe ação, afirma Scheier. Entre a emoção e a ação se interpõe o sistema de recompensas, precisamente a região do cérebro que se ativa quando se está frente à marca favorita. Dessa forma, o valor de recompensa de marca é decisivo.

Fonte: Comgurus

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: