Largue a morfina

962546_66215991

Por: Daniella Maya

Semana passada li um pequeno artigo do Edmour Saiani onde ele cita o questionamento de Don Tapscott em Wikinomics – Você é upload ou download?

Ser download é repassar informações, é passar adiante algo que alguém já falou. Ser upload é gerar conteúdo.

Dagoberto Dalsasso, diretor executivo da D/Araújo, uma vez citou Roy Williams sabiamente comparando uma empresa com problemas de comunicação a um soldado ferido no front de batalha. Diante da dor insuportável e a necessidade de continuar na luta, os paramédicos lhe aplicam morfina. E a cada pontada, mais uma dose. “Enquanto houver morfina, não haverá dor, e parecerá que está tudo certo. A dor de caixa é um aviso para a empresa de que algo está errado, mas a morfina promocional, embora seja útil para aliviar a dor e nos colocar sonhando, não salvará a perna gangrenada”

E você deve estar pensando: Mas o que Don Tapscott tem a ver com Dagoberto Dalsasso? Ahá! Tudo.

É isso que está acontecendo hoje em grande parte das agências de publicidade. A boa e velha morfina na veia dos clientes feridos pela crise, downloadiando fórmulas prontas, entrincheirados nas mídias convencionais, seguros no morno.

Ser upload dá trabalho. Exige muita pesquisa, senso crítico e ousadia. Ser upload pode ser reinventar a comunicação, descobrir novos meios e desenvolver novas técnicas, ou pode ser, simplesmente, usar os mesmos meios de outras formas. É abrir os olhos para o novo. Testar novas drogas, desenvolver novas fórmulas e aplicar a vacina da inovação. Isso é o que deve ser feito para curar o cliente e acabar com a dor definitivamente. Largar o vício da morfina tradicionalista e nos auto promover de paramédicos promocionais a cirurgiões de marcas.
Cirurgiões uploads.

2 Comments »

  1. Dani, gostei do artigo. Se for analisar pelo lado da web, seria o inverso. Mais vale ser Upload, gerar conteúdo relevante e único, ao contrário de apenas passar adiante algo já dito, concorda?
    Na minha humilde opinião, creio que ambos tem seus valores, mas nesse mundo se destaca mais o Upload que pensa diferente, muda, inventa e gera coisas novas sem medo de arriscar.

  2. danymaya said

    oooops! Valeu o comentário, já consertei. Cirurgiões uploads! Escrevi errado😛
    Acho que os dois tem uma importância fundamental no processo de comunicação. De nada adianta gerar conteúdo se não tem ninguém pra divulgar, certo? Mas concordo contigo, em tempos de crise principalmente, os uploads sem dúvida tem maior chance de sobreviver. Valeu o comentário, André!

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: