Learning Organization.

 

 

Por: Artur Pereira

 

 Peter Senge é o autor do famoso livro “A quinta disciplina” lançado em 1990. Neste livro ele expõe o conceito de “Learning Organization” que pode ser interpretado como “Organizações de aprendizado contínuo”. Sua teoria, em vez de se concentrar sobre os indivíduos, prefere olhar para as interações dentro da organização e, entre as organizações como um todo.

 Ele argumenta que apenas as organizações que são capazes de se adaptarem de forma rápida e eficiente serão capazes de obter excelência na suas áreas ou mercados. Senge sugere que as condições básicas para ser uma “learning organization” são: Primeiramente a capacidade de estruturar a organização no sentido corrento; E segundo a habilidade de reconhecer quando a primeira está no caminho errado e seguir os passos necessários para corrigir esta perda de foco.

 

 No jornal “Meio & Mensagem” de 15 de junho de 2009 o autor concede um entrevista na qual discute a aplicação de seus conceitos no século XXI. Segue abaixo alguns trechos interessantes:

 

 Sobre a quantidade de informações que temos acesso atualmente ele afirma: “Informação não resulta em aprendizado. Informação só resulta em informação. Saber algo é muito diferente de saber como fazer algo.”

 

 Quando questionado sobre “como a tecnologia pode ajudar no processo de aprendizado organizacional” Ele respondeu: “Permitir que muitas pessoas se comuniquem entre si. A tecnologia espalha a informação e torna possível que você e eu conversemos, o que pode nos levar a aprender algo” Ele comenta que a Hewlett-Packard tem sua “estrutura interna realmente focada em conectar as pessoas para que elas trabalhem juntas”. “A companhia tem um grupo muito sofisticado que envolve TI e redes sociais de trabalho. Essas pessoas não apenas disponibilizam a tecnologia. Elas estudam o impacto dela em relacionamentos de rede. E há muitos novos grupos trabalhando juntos que nunca se conheceram de outra maneira.”

 

 Por fim vale destacar a questão a seguir: “O conceito de aprendizado organizacional mudou nos últimos anos?” “O novo modelo de aprendizado organizacional continua tendo as mesmas bases. O que é um aprendizado organizacional? É o que está em constante envolvimento e em harmonia com seu ambiente. E, com o ambiente e o contexto se transformando radicalmente, essa capacidade de aprendizado se torna ainda mais essencial.”

 

 O motivo de destacar este assunto é que as afirmações de Senge sugerem uma boa reflexão. Como isto pode ser implementado?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: