Petrobras e os valores da marca

Não é por acaso que é uma das empresas brasileiras mais conhecidas mundialmente. Nem é por coincidência que é considerada motivo de orgulho para muitos brasileiros, defendida com paixão e energia, mesmo quando as coisas não andam “tão bem assim”.

Mas é exatamente aí é que está o grande valor de uma marca. Quando as coisas não estão “tão bem assim” (salvo algumas percalços), acredita-se no discurso construido, nos resultados apresentados (não apenas financeiros, mas de contato da marca) e, de forma completamente passional, de fato, passamos a ter orgulho de algo, a levantar uma bandeira, a nos envolver.

Não é meu interesse entrar na questão financeira desta empresa (mas já falando, afinal sua marca é o seu maior ativo) nem, muito menos, descambar para o lado político deste assunto. O interessante é perceber o salto que esta empresa deu nos últimos 15 anos e ver o quão forte e importante para este salto foi o trabalho de branding realizado.

Lembro que eles, no início da década de 90, tentaram “internacionalizar” a Petrobras apenas alterando o nome para PETROBRAX (numa tentativa de melhorar a pronuncia). Falharam feio, investiram uma grana pesada, passaram vergonha. Diriam alguns. Eu acho, sinceramente, que depois daquele processo, eles perceberam que a melhor forma de internacionalização deveria ser a interiorização, e apresentaram a real marca que é movida pelo desafio e, muito mais do que ficar conhecida mundialmente pela pronuncia, passou a ser conhecida por um significado, por uma história, por algo realmente relevante e verdadeiro. Sua capacidade de superação. Afinal, o desafio é a energia dela.

Mas, por outro lado, acho que o desafio agora é que este novo canal de comunicação que, pela primeira vez é apresentado, seja uma via transparente, reta e sem a intenção de utilização para trampolins externos. Pois se o tiro sair pela culatra, alguns vão ter que descer no pré-sal pra resgatar sua verdadeira essencia. E hoje, amigo, retroceder pode ser caro demais.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: