Digital Age 2.0 | 5 tendências para o marketing digital.

Postado por: Paulo Chefaly

O evento Digital Age 2.0 se realiza no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, reúne palestrantes e debatedores em torno de marketing, publicidade, comunicação e negócios na internet.

saguao

Antes das palestras no WTC Hotel, na Nações Unidas sucesso de público.

Terminou agora há pouco a apresentação do Steve Rubel, diretor de insights da Edelman Digital, aqui no Digital Age 2.0, no WTC, em São Paulo. Hoje é o 2º dia. Plateia lotada, a palestra começou diferente – Steve não veio ao Brasil. Fez a apresentação por videoconferência, que foi patrocinada pelo Skype. Rubel, quem diria, começou confessando que nunca havia feito uma apresentação virtual antes :- ). O título era ‘Para onde a tecnologia digital vai levar o marketing – entenda antes que seja tarde’ e o palestrante optou por apresentar 5 tendências para as quais devemos olhar para não perder o trem do Marketing Digital.

• A 1ª tendência é a da ‘Satisfação Garantida’ – o principal objetivo de uma empresa deve ser a satusfação do consumidor – independentemente de que mídia se use. As mídias sociais só têm a ajudar e facilitar esse trabalho, já que podem e devem ser usadas em forma de Customer Care e PR. Usando o Facebook, o Twitter, blogs e outras ferramentas disponíveis, a empresa pode escutar o consumidor com um alcance e abrangência muito maiores. Rubel apresentou o conceito de ‘Embaixadas Digitais’, através das quais as empresas criam relacionamentos com os consumidores. Nos EUA, as principais sao Facebook e Twitter, mas cada regiao tem as suas próprias e é preciso descobri-las.

• A 2ª tendência é a ‘Media Reforestation’, ou Reflorestamento da Mídia – é o período de caos que estamos vivendo, em que veículos fecham a todo momento enquanto novos vao surgindo na web. Vai culminar no reflorestamento, num ambiente totalmente renovado. Para se preparar para isso, Rubel sugere uma análise profunda do ecossistema de mídia e garante que tudo o que é social deve ser visto como mídia também. “All social is media, all media is social”, afirmou. Além disso, também será necessário repensar a forma de mensurar os resultados – tudo mudou, nao se pode mudar os formatos levando os mesmos preceitos.
• A 3ª tendência é a ‘Less is More’, o Menos é Mais – ou seja, é necessário filtrar, filtrar e filtrar. Saber ignorar e receber só o que for de qualidade.

• A 4ª são os ‘Corporate All Stars’ – os funcionários da empresa que vestem a camisa e plantam a semente da companhia, ajudando a semear a imagem que se deseja. Citou resultados de pesquisas que dizem que uma pessoa precisa escutar a mesma mensagem de 4 ou 5 fontes diferentes para passar a acreditar nela. Portanto, é necessário ativar os funcionários para formar um time de pessoas que espalhem a mesma mensagem. No mundo digital, isso pode significar que eles tenham blogs, contas no twitter ou falem da empresa nos sites de relacionamento. Mas não se deve confundir isso com incentivos pagos – as mensagens devem ser autênticas e a empresa deve apenas incentivá-los, dando a necessária independência, e claro, escutando o que for dito.

• A 5ª e última tendência é o ‘Power of Pull’ – O poder de se retrair, de esperar o cliente chegar até você, ao contrário do que muitos fazem quando tentam empurrar mensagens, ideias e produtos o tempo todo, invadindo o espaço do consumidor, mesmo que este seja digital. E é necessario criar conteúdo para ser encontrado.

Fonte: Bluebus

7 Comments »

  1. Victorcomc said

    Muito interessante o assunto. Acredito que o que vivemos hoje é uma novidade e uma realidade quase desconhecida. Estamos nos adaptando e desenvolvendo uma fase de teste. Porém podemos fazer algumas previsões para onde estamos caminhando. Viva a web 2.0 e sua evolução …
    E a terceira tendência ?

    Abraço galerinha Glóbulo

  2. Victorcomc said

    Achei Achei …
    Filtrarei, Filtrarei ! rs

  3. faz mais de 10 anos que o cluetrain manifesto já vem avisando para a força da construção de relacionamentos com os consumidores, mercados e comunidades através do meio digital.

    tendência? não sei não🙂
    Bob Garfield recomenda muito sabiamente: its about blood on the streets!

  4. I’m so glad I found this site…Keep up the good work I read a lot of blogs on a daily basis and for the most part, people lack substance but, I just wanted to make a quick comment to say GREAT blog. Thanks,🙂

    A definite great read.. ..

    -Bill-Bartmann

  5. para kazan said

    Muchas gracias

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