DM9DDB pede desculpas por Tsunami vs 11 de Setembro

Postado por: Paulo Chefaly

wwf_1109_tsunami

O presidente da agência DM9DDB, Sérgio Valente, publicou hoje uma carta no site da empresa em que pede desculpas pela campanha que criou polêmica nos EUA e na internet. O filme publicitário em questão, criado pela agência para a ONG internacional WWF, mostra vários aviões caindo sobre a ilha de Manhattan, numa referência direta aos ataques que derrubaram as Torres Gêmas em 11 de setembro de 2001.  O texto do filme diz: “O Tsunami matou cem vezes mais pessoas que o 11 de setembro. O planeta é brutalmente poderoso. Respeite. Preserve”. Veja aqui o post que saiu no DotR.

O assunto ganhou repercussão pelo fato de o vídeo, que teria sido feito em dezembro de 2008, ter aparecido no YouTube  na terça-feira (2/09). A pedido da DM9DDB, o portal de vídeos retirou o material da internet, mas é possível assisti-lo em outros sites, veja abaixo:

Na carta, Valente diz que o comercial foi feito por um grupo de jovens profissionais da agência para enfatizar a força da natureza.
“Reconhecemos que esses – anúncios e filme – jamais deveriam ter sido aprovados por alguém nesta agência, nunca deveriam ter sido propostos ao cliente, veiculados em qualquer lugar ou sido submetidos a prêmios”.

Veiculada uma só vez
O publicitário continua dizendo que “essas peças publicitárias, ainda que veiculadas uma única vez em veículos locais, acabaram por gerar consequências globais que mostram que o alcance de uma peça publicitária já não é mais local”.

“Em nome da DDB Brasil, reafirmo que esses anúncios não refletem a posição nem o pensamento da agência no que diz respeito aos acontecimentos de 11 de setembro. Ao cliente e a todos os que sentiram direta ou indiretamente ofendidos por essa campanha, em meu nome e em nome da agência, peço as mais sinceras desculpas.”

Internet
Assim que circulou na internet, o filme provocou grande repercussão na mídia americana e na internet. Veículos como o The New York Times, a revista Advertising Age e o blog The Huffington Post, um dos principais da área política dos EUA, entre outros, fizeram reportagens a respeito.

A campanha foi inscrita pela DM9DDB no Festival Festival Internacional de Publicidade de Cannes, mas não chegou a ser incluída entre as finalistas do festival.

A empresa foi eleita em 2009 a Agência do Ano nesse festival de propaganda, o mais prestigiado do mundo.

Fonte: ( IDG Now!)

1 Comment »

  1. […] Esse anúncio foi criado no Brasil pela DM9DDB e gerou muita polêmica, fazendo a agência pedir desculpas. Confira o nosso post sobre o assunto. […]

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: