Você acredita em milagres? – Curioso

Postado por: Paulo Chefaly

index_r4_c1

Na cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos. Lá, um grande mistério que já dura 130 anos atrai fiéis e turistas para um destino a Capela Loretto. Cerca de 250 mil visitantes por ano procuram a capela em busca de uma resposta. O que torna a capela diferente de todas as outras é que o personagem do suposto milagre ocorrido nela é uma escada. “Pode ser que exista algo de milagroso, porque a escada foi construída em pouco tempo, com pouco equipamento”, explica uma visitante.

LORETTO 6

Vários engenheiros, arquitetos e carpinteiros foram chamados para dar uma solução ao problema. Todos eram unânimes em afirmar que a única solução implicaria na mudança da estrutura interna da Capela. Preocupadas com o problema e objetivando encontrar uma solução, as irmãs de Loretto iniciaram uma novena a São José – o santo padroeiro dos carpinteiros. Conta a história que, no nono dia da novena, apareceu um homem procurando por emprego com um burro e uma caixa de ferramentas. Meses depois, a escada em forma espiral estava pronta e o carpinteiro havia desaparecido sem receber seu pagamento, nem tampouco agradecimentos pela bela obra deixada.

LORETO 3

Após procurarem o carpinteiro por toda a região, com anúncios no jornal local, muitos concluíram que se tratava de um milagre, ou seja, a escada havia sido construída pelo próprio São José. São José, o carpinteiro, havia construído uma escada de estrutura fenomenal. Contruída em 1878 o desenho arquitetônico era inovador para a época (séc. XIX).

LORETO 4

A escada, em forma circular, possui 33 degraus (a idade de Cristo), dois ângulos de 360 graus e não há nela nenhum suporte central. A escada foi construída sem nenhum parafuso e cola, apenas com pregos de madeira. Constatou-se também que a madeira utilizada na construção da referida escada não é oriunda de Santa Fé e proximidades. Ainda hoje, quem visita esta bela cidade histórica de Santa Fé, colonizada inicialmente pelos espanhóis, fica encantado com a Escada Milagrosa. Milhares de turistas e peregrinos acorrem à Capela Loretto, que hoje funciona como um museu aberto à visitação pública.

Loretto_Chapel

A Capela também é usada para a realização de casamentos e solenidades especiais.  A Escada da Capela Loretto é o testemunho visual para todos aqueles que acreditam que São José é, de fato, um santo milagroso e que intercede por todos nós quando a Ele recorremos com Fé. Este texto foi redigido a partir de tradução de folders e cartões postais sobre a Capela Loretto. Quem desejar ter maiores informações, há na Internet um site sobre a história da Escada Milagrosa.

“Há três mistérios aqui. O primeiro mistério é que não se sabe, até hoje, quem é o homem que construiu a escada, a portas fechadas. Segundo mistério, arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra. E o terceiro mistério de onde veio a madeira? Já fizeram análises e não existe nada parecido em toda a região”, explica o porta-voz da igreja.

Um detalhe só reforçou a crença no suposto milagre: a escada tem 33 degraus, a idade de Cristo. O caso nunca foi investigado pelo Vaticano, mas a lenda ganhou vida. A cada ano, cerca de 200 casais escolhem a capela e a escada como cenário de casamento.

Fonte: Programa Fantástico – Rede Globo

http://www.lorettochapel.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: