Zappos, solução criativa em e-commerce.

Por: Artur Pereira (twitter.com/arturcap)

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Uma das principais barreiras ao consumo de vestuários pela internet é a dificuldade de saber se a peça “cairá bem”. Essa é a razão pela qual a maioria das pessoas prefere comprar roupas em uma loja “tradicional” onde é possível provar o produto e olhar no espelho antes de comprar.

Diante desta situação a Zappos criou uma solução bem interessante. “Free shipping BOTH ways”, o que significa que eles não cobram pelo frete para te enviar a compra ou mesmo em caso de devolução. Esse é o argumento que eles usam para incentivar o consumidor a solicitar vários modelos e tamanhos diferentes, assim o cliente tem a possibilidade de testar o que ficou melhor e devolver os outros “sem custos adicionais”. Em muitos casos o cliente fica com mais de uma peça, aumentando o “ticket” inicial.

Um empresário “quadrado” nunca iria aplicar uma solução destas pois ficaria pensando nos vários fretes que seriam gastos com produtos devolvidos. Já o empresário visionário percebe que este custo é muito menor do que manter uma loja “física” com vendedores, aluguel…

3 Comments »

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  3. Chrystiano Nogueira said

    Nossa! Que idéia fantástica! Algo que parece trazer prejuízo, na verdade economiza com muitas outras. Por outro lado, pode se assemelhar à substituição da mão de obra humana pelas máquinas, como no caso das tecelagens, sapatos e diversos produtos.
    Mas ainda há espaço para muita gente, em especial se houver criatividade, inovação. No artigo, a ampliação de oferta através da solução de frete, reduzindo as dúvidas na compra.
    É interessante como as formas coexistem: há lojas online e lojas físicas; há roupas industrializadas e roupas feitas sob medida – a alta costura de Chanel, por exemplo. Claro, há mudança de forma, preços e do Valor. Mas é esta diversidade justamente garante o atendimento e satisfação de mais pessoas. Muito bom!

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