Seis dicas para pequenas empresas sobreviverem às crises.

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Então, pessoal,  o Artur Pereira, novo profissional de Atendimento da Glóbulo, chegou não só pra reforçar nosso time no atendimento, como também pra dar um reforço virtual aqui no blog! Abaixo, um artigo de sua autoria:

Sem dúvidas a conjuntura econômica não anda a “mil maravilhas”, mas ficar parado esperando as coisas melhorarem também não é a melhor postura. Por isso, este texto pode ser interessante para seu negócio. Criei um resumo adaptado de alguns artigos publicados na Web. Os textos falam em dicas, eu interpreto como lembretes, pois acredito que você já conhece cada tópico, talvez só precise ser lembrado.

1) Seja organizado e estude os dados internos:

Organize suas planilhas, pastas e arquivos. Além disso, compile os dados de sua empresa e faça uma análise profunda dos mesmos, provavelmente você poderá identificar aspectos que influenciam diretamente seu faturamento e que se forem trabalhados de forma adequada, podem maximizar os resultados.

Vale a pena investir em um software de gestão voltado para sua área. Existem alternativas relativamente baratas e funcionais. Caso não queira investir, use o Excel. Lembre-se, uma empresa que não tem seus dados monitorados, tem poucas chances de ser bem administrada.

2) Adapte-se:

Procure adequar sua empresa às novas necessidades do mercado. A grande vantagem de um pequeno negócio é sua capacidade de se adaptar, então tire proveito disto.

“O grande erro em uma recessão é o de não perceber que as coisas têm de mudar e que eles precisam para ser flexíveis e adaptadas rapidamente. Infelizmente, as más notícias têm a enorme capacidade de paralisar as pessoas” Victor Cheng (Wall Street Journal).

3) Reduzir gastos:

Monitore despesas, avalie a relevância de seus gastos, procure alternativas, renegocie contratos…

Uma dica é conversar com seu pessoal sobre as despesas, provavelmente eles podem propor boas soluções.

4) Satisfação dos clientes:

Lembre-se que a sua empresa existe para oferecer produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades e desejos dos seus consumidores. Procure observar se esta proposta está sendo bem atendida, caso contrario, algumas mudanças são necessárias.

5) Seja visível:

Quando a economia vai bem, algumas “empresas invisíveis” até obtém resultados satisfatórios, apesar de não perceberem que o potencial do mercado está sendo mal aproveitado. Ou seja, bons momentos camuflam uma “empresa invisível”.

Entretanto, quando as crises aparecem é que a importância da visibilidade é percebida.

6) Relacione-se com o cliente.

Seu produto ou serviço pode até ser copiado, mas sua marca e relacionamento não. Quando você possui um bom relacionamento e uma marca forte, novos entrantes terão muita dificuldade para “roubar” seus clientes.

Reflita o que acabou de ler e boa sorte.

Artur C. de Assis Pereira
Artur é formado em administração pela ESAG e cursa pós graduação em mkt na FGV além de ser o novo profissional de Atendimento da Glóbulo!

Links interessantes:

http://smallbiztrends.com/2008/11/to-survive-this-economy-you-must-automate-your-small-business.html

http://blogs.wsj.com/independentstreet/2008/09/18/how-small-business-can-survive-and-thrive-in-economic-hard-times/

http://jan.freedomblogging.com/2009/01/20/how-to-survive-this-economic-crisis/7694/

http://www.fastupfront.com/business-articles/business-tips/11-ways-small-business-can-survive-in-todays-economy/

http://www.fluentself.com/blog/biggification/its-not-the-economy/

1 Comment »

  1. querido chefinos alex, muito muito obrigada pelos parabens!
    a globulinos tem seu pedacinho nisso (;

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